• dspsicoterapia

Transtorno da Dor Gênito-pélvica/Penetração

O Transtorno da Dor Gênito-pélvica/Penetração, também conhecido por Vaginismo ou Dispareunia, é uma disfunção sexual caracterizada por qualquer dificuldade persistente, durante a penetração vaginal.

Essa dificuldade pode ser:

- O medo de sentir dor, mesmo sem nunca ter sentido,

- Dor durante as tentativas de relação sexual,

- Dor durante ou depois da relação sexual,

- Uma forte ansiedade durante a penetração ou durante a tentativa de penetração vaginal,

- Contração involuntária da musculatura da vagina durante as tentativas, ou durante a penetração vaginal.

Aparecimento dos Sintomas

Esses sintomas podem estar presentes antes do início da vida sexual da mulher, quando o medo de ter relação sexual a impede de seguir em frente.

Também podem ocorrer durante a primeira tentativa de relação sexual, ou podem surgir depois de um determinado período sexualmente ativo.

Causas Principais

As causas variam de acordo com cada caso e precisam ser analisadas separadamente.

Estudiosos citam as mais comuns como sendo: estimulação inapropriada, ausência de diálogo com o parceiro, pensamentos distorcidos envolvendo sexualidade, educação sexual rígida, traumas, abuso, questões religiosas, primeira relação insatisfatória, lesões prévias sobre a vulva e a vagina e infecções repetitivas causadoras de dor.

O tratamento através da Terapia Cognitivo-Comportamental - TCC

As técnicas da TCC podem auxiliar em medos que foram condicionados, que fazem com que os pacientes evitem situações, ou façam interpretações errôneas que podem reforçar suas crenças.

O objetivo é a identificação dos pensamentos e crenças do paciente em relação ao tema; fazendo com que o profissional trabalhe com exercícios que abordarão suas preocupações. Isso permite com que o paciente flexibilize sua maneira de pensar, sentir e agir.

Outro objetivo, é trabalhar a ansiedade, pois ela interfere negativamente prolongando, aumentando e favorecendo a manutenção da Disfunção Sexual, mesmo quando a ansiedade não está diretamente relacionada a ela.