O “coaching“ é uma ferramenta que auxilia os indivíduos a definirem com exatidão o que querem, capacitando-os para a conquista de seus objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais.
Como é o processo
O processo de “coaching” é realizado através de perguntas por parte do profissional, que o aplica. Ele é modelado para cada cliente, pois é baseado em necessidades, valores e crenças particulares.
Objetivo
Mudanças em relação a forma de agir e pensar, são decorrentes e normais durante todo o processo. Uma sensação de desconforto também pode ocorrer, pois o indivíduo irá se deparar frente a frente com suas limitações e será estimulado a superá-las.
O objetivo do processo é auxiliar o indivíduo a ter “insights”, repensar suas ideias, enxergar novas formas de agir frente as antigas situações, descobrir novas possibilidades, desenvolvendo assim seu potencial e atingindo seus objetivos.
Vantagens e Desvantagens
A vantagem do processo de “coaching” é que os resultados são notados com mais rapidez do que em alguns tipos de abordagens terapêuticas, pois o trabalho é realizado em um nível raso da consciência.
A desvantagem do processo é que muitas vezes, crenças limitantes construídas no passado e fortalecidas durante toda a vida do cliente, agem como uma barreira, impedindo que o profissional siga o caminho planejado.
Devido a falta de conhecimento mais profundo (em neurociências, psicopatologias, em lidar com fatos do passado, etc) o profissional "Coach" deveria solicitar ao seu cliente, a procura por um psicólogo para lidar com esses fatos; pois somente este profissional, terá condições de oferecer o manejo adequado nestas situações, sem lhe oferecer maiores riscos.
Infelizmente, sabemos que hoje em dia, isso dificilmente ocorre no mercado e muitos profissionais lidam com ansiedade, angústia, etc, com um conhecimento extremamente superficial.
Observação
O processo de “coaching” pode ser realizado por qualquer profissional que estude para isso e existem vários cursos excelentes no mercado.
Porém esse profissional nunca deverá tratar transtornos, traumas e fatos “cristalizados” do passado, pois o “Coach” não tem conhecimento para isso, a não ser que ele também tenha a formação em psicologia ou em psiquiatria.
Na dúvida, procure sempre um profissional da área da saúde, que ele poderá te redirecionar para o profissional mais adequado ao seu caso.
תגובות