O Transtorno da Dor Gênito-pélvica/Penetração, também conhecido por Vaginismo ou Dispareunia, é uma disfunção sexual caracterizada por qualquer dificuldade persistente, durante a penetração vaginal.
Essa dificuldade pode ser:
- O medo de sentir dor, mesmo sem nunca ter sentido,
- Dor durante as tentativas de relação sexual,
- Dor durante ou depois da relação sexual,
- Uma forte ansiedade durante a penetração ou durante a tentativa de penetração vaginal,
- Contração involuntária da musculatura da vagina durante as tentativas, ou durante a penetração vaginal.
Aparecimento dos Sintomas
Esses sintomas podem estar presentes antes do início da vida sexual da mulher, quando o medo de ter relação sexual a impede de seguir em frente.
Também podem ocorrer durante a primeira tentativa de relação sexual, ou podem surgir depois de um determinado período sexualmente ativo.
Causas Principais
As causas variam de acordo com cada caso e precisam ser analisadas separadamente.
Estudiosos citam as mais comuns como sendo: estimulação inapropriada, ausência de diálogo com o parceiro, pensamentos distorcidos envolvendo sexualidade, educação sexual rígida, traumas, abuso, questões religiosas, primeira relação insatisfatória, lesões prévias sobre a vulva e a vagina e infecções repetitivas causadoras de dor.
O tratamento através da Terapia Cognitivo-Comportamental - TCC
As técnicas da TCC podem auxiliar em medos que foram condicionados, que fazem com que os pacientes evitem situações, ou façam interpretações errôneas que podem reforçar suas crenças.
O objetivo é a identificação dos pensamentos e crenças do paciente em relação ao tema; fazendo com que o profissional trabalhe com exercícios que abordarão suas preocupações. Isso permite com que o paciente flexibilize sua maneira de pensar, sentir e agir.
Outro objetivo, é trabalhar a ansiedade, pois ela interfere negativamente prolongando, aumentando e favorecendo a manutenção da Disfunção Sexual, mesmo quando a ansiedade não está diretamente relacionada a ela.
Comments